sábado, 22 de agosto de 2009

Para quando não se acredita nas pessoas....

"Às vezes é bom acreditar na evolução e pensar que o homem ainda não está concluído."
John . M. Henry

Créditos: net

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Enzima contra a Malária

Cientistas portugueses descobrem enzima protectora contra malária
Cientistas portugueses abrem uma nova esperança no combate à malária.
A diferença é que se trata de um mecânismo natural que poderá ser percursor na cura de alguns tipos graves da doença. Uma descoberta que foi publicada hoje na revista norte-americana “Proceedings of the National Academy of Sciences”
São 200 a 500 milhões os infectados todos os anos no mundo pelo vírus da malária. Dois milhões morrem porque ainda não se encontrou a resposta para uma cura.

E foi à procura do "Santo Graal" que encontrámos cientistas portugueses do Instituto Gulbenkian de Ciência. A equipa dirigida por Miguel Gonçalves descobriu um mecânismo de protecção natural contra graves formas de malária.

Mas "natural" não significa uma reacção do sistema imunitário à doença, nem o recurso a medicamentos anti-maláricos. São antes os tecidos naturais do corpo humano que em reacção à resposta do sistema imunitário, activam um "sistema de protecção" que destrói o vírus.

Chama-se heme-oxigenase-1, é uma enzima produzida no organismo e capaz de reverter os perigosos efeitos da malária, sobretudo a malária cerebral, nas crianças. Ou seja, o sistema imunitário do corpo humano está a arranjar uma forma de auto-protecção que impede que a maioria das pessoas morram da doença.

Para já os cientistas descobriram assim um mecanismo de protecção até agora desconhecido que poderá ser a esperança para um novo medicamento que reforce a estratégia curativa do corpo humano.

Diana Gomez - 19:43 (GMT) de Terça, 18 de Agosto de 2009

Créditos: TVnet...

terça-feira, 18 de agosto de 2009

A maçã de Alcobaça.... no Google!!!!

Certamente foi sorte....
Vejam o que encontrei quando experimentava a nova funcionalidade do Google Maps...

Lisboa, PortugalHiperligação: <http://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=Lisboa,+Portugal&sll=37.0625,-95.677068&sspn=42.310334,78.662109&ie=UTF8&split=0&ll=38.786083,-9.090604&spn=0.000575,0.002401&z=19&layer=c&cbll=38.786084,-9.090605&panoid=-5da7T1x98UHQsvxZXllrQ&cbp=11,134.65,,0,9.83>

A partir de hoje os cibernautas já podem passear virtualmente pelas ruas de Lisboa e do Porto através do Street View , uma funcionalidade do Google Maps que permite explorar locais através de imagens a 360º.
"A partir de hoje os utilizadores podem explorar as cidades de Lisboa e do Porto. Vão poder passear e ver tudo ao nível de rua, como os sítios se parecem por fora, como ir de 'A' a 'B' através das ruas e ter assim uma noção muito mais real daquilo que são as cidades", disse hoje em Lisboa a responsável de marketing da Google Portugal, Inês Gonçalves, durante a apresentação do Street View.
Numa primeira fase estão acessíveis para visitas virtuais a partir de qualquer ponto do globo apenas Lisboa e Porto, mas está já a ser preparada a disponibilização de outras cidades portuguesas.
A equipa do Google Portugal começou no início de Março a recolher as imagens das duas cidades com uns carros equipados com câmaras que tiram fotografias a 360º. Neste momento os veículos já circulam por outras cidades, como Aveiro, Braga, Évora, Portalegre e Setúbal. "Até ao final do ano esperamos já ter mais cidades disponíveis", afirmou.
Portugal é o 12º país com cidades disponíveis para visitas virtuais através do Street View. "É uma forma prática de ver como os sítios são, como ir de um local ao outro, qual é realmente o aspecto das cidades", explicou.
A responsável destacou durante a apresentação do Street View a importância dada pela Google à privacidade do utilizador, como tal "as imagens só são recolhidas em locais públicos e os rostos de pessoas e matrículas de carros aparecem desfocados".
A Google Portugal garantiu que manteve "desde o início uma relação estreita com a Comissão Nacional de Protecção de Dados".

Créditos: Google Maps.... no dia da estreia em Portugal e Expresso online..

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Para os incrédulos...

Custa muito acreditar nos noutros????!!!

http://www.youtube.com/watch?v=1k08yxu57NA

Créditos: Youtube
I' m getting crazy......

Mini-Hídricas

afinal parece que não sou assim tão parvo.....

Água das condutas vai ser usada para produzir luz

Primeiros investimentos na nova solução energética arrancam no Algarve e em Aveiro
Condutas de água potável vão ser usadas para produzir energia. A primeira mini-hídrica arrancou no Algarve, a segunda será inaugurada no primeiro trimestre de 2010, em Aveiro. O que as distingue é a tecnologia utilizada.
Aveiro vai receber a primeira central de produção de energia a partir de uma rede de abastecimento de água potável. O projecto, ontem anunciado, tem uma capacidade de 0,085 Mw, o que equivale à potência instalada de 20 casas de habitação. Num ano, a empresa responsável estima que a instalação produza aproximadamente 550 Mw/hora.
O projecto está a ser desenvolvido e financiado pelo consórcio Spheraa/Luságua num investimento inicial de 200 mil euros, avançou João Pereira, sócio gerente da Spheraa, ao JN. Adona da estrutura é a Associação dos Municípios do Carvoeiro-Vouga, estando a gestão a cargo da Águas do Vouga.
A mini-hídrica vai ser instalada na central de abastecimento de água de Aveiro, mas o objectivo é avançar com o projecto para a generalidade da rede.
"Este é o pontapé de saída", disse o mesmo responsável, acrescentando que este é "um projecto com potências reduzidas, mas economicamente viável, em que o intuito é perceber se pode tornar-se num modelo de negócio". Trata-se então de uma mini-turbina instalada numa conduta de água. Ou seja, o consórcio detém uma conduta de entrada num dos reservatórios que abastecem a cidade e onde é instalado um "bypass". A energia é produzida através do movimento da água que faz girar as turbinas, sem comprometer a qualidade da água. Este sistema permite, em simultâneo, fazer o abastecimento da população e produzir electricidade.
As centrais de produção de energia a partir de uma rede de abastecimento de água potável não são novidade. Já em Março, a Águas de Portugal instalou uma central micro-hídrica na Estação de Tratamento de Águas (ETA) do Beliche, onde é aproveitada a energia cinética e potencial do caudal de água bruta para a produção eléctrica a utilizar naquela instalação. A diferença entre esta e a de Aveiro está na tecnologia utilizada. Em Beliche, o processo é feito através de uma bomba ao contrário que impulsiona água como uma turbina. A potência instalada é de 0,02Mw, sendo que anualmente a instalação produz 120Mw/hora. A Águas de Portugal prevê instalar a tecnologia em mais 70 locais, até 2014.

Créditos: CATARINA CRAVEIRO - JornaldeNoticiasonline

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

As Figuras da Terceira - Açores

Expresso...... sempre a surpreender

Gráfico animado Expresso: As figuras gigantes da ilha Terceira
Quer encontrar as figuras gigantes desenhadas no solo vulcânico da ilha Terceira por muros, estradas, árvores e acidentes do terreno? Então faça como a investigadora que as descobriu, Fernanda Durão: vá ao Google Earth, localize os Açores no meio do Atlântico Norte e voe pela Terceira em todas as direcções.

Infografia de Sofia Miguel Rosa Texto de Virgilio Azevedo
Créditos: Jornal Expresso Sábado, 8 de Ago de 2009

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Estou na Lua...

......................................................................................
Para animar um pouco... algo bem disposto

Créditos: net YouTube

Sufoco

A tua sina é a solidão,
que te deixa baralhado
ora indiferentes partidas
ora importância desmedida...

O cansaço que transportas
será vencedor, um dia
já tal é idoso o ânimo
já tal é frustada a crença

Existem guerras perdidas..
batalhas de suor e dor...
Conquistar o que não se sente
Tarefa ingrata, sem sabor..