terça-feira, 31 de julho de 2012

faiNA

.. e o que aconteceu, meus caros, é simples de entender:
Eu apenas me cansei de gente vazia e de rios sem cascatas!!!

viCtan

Hoje, andei por onde a lua se banha na noite, por onde os braços não sentem o vento...
Hoje, andei por onde até os lábios se pegam..!!
 
Hoje, eu, seria pulseira, adorno, toque de magia.... flauta ou favo de mel!!
Hoje seria somente eu em ti....
Hoje, apenas queria a tua sombra, para me acompanhar.
 
Hoje, e mais hoje...
apenas e só, fui eu....
sem ti!!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

ping pong da vida


Para pensamento do dia diria que é tido e sabido que o Mundo dá muita volta....
Quem hoje te ignora, amanhã pode clamar ou implorar pelo mínimo de atenção...
Desprezo, é pois tipo bala certeira, mas que também pode fazer ricochete.

domingo, 29 de julho de 2012

Cada vez mais verdade...

"Não trates com prioridade, quem te trata por opção"

não Ter mas SER

1.000

Rascunhadas e publicadas, esta é a postagem 1.000 (mil).
Ao longo destes últimos tempos, este blog tem arquivado muitas das minhas emoções, sentires, ansiedades, interesses e preferências.
Procuro que seja o mais pessoal possível, embora muitas vezes apenas me reporta a publicar o que encontrei e valorizei...
No fundo nós somos mesmo assim: gostamos ou não do que vamos encontrando ao longo da vida, mas existem "coisas" que só mesmo nós é que as "produzimos", primeiro porque somos nós que as sentirmos ou as retermos da "nossa" forma e depois porque nos parecem fazer sentido, embora muitas vezes, sem nexo para o observador comum e descontextualizado.

Para o futuro, em tudo o que publicar, se publicar.... apenas tentarei ser fiel a mim próprio.
Cada vez mais concordo com o que um saudoso Senhor e Amigo dizia:
"- Amigo de mim, EU"!

aNiversáRios

Hoje é um dia onde as emoções, tão antagónicas, se cruzam.
Hoje é dia de aniversários!
Aniversário de quem chegou..... :) e aniversário de quem partiu.... :(
Se apenas podemos recordar quem já não está, vou aproveitar para viver este dia na presença de que ainda, felizmente, caminha comigo e está SEMPRE disponível!!
Ao Rui e à irmãZita, um muito obrigado por tudo e até breve;
à irmãzita Nucha, vou "a correr" dar um beijinho!!

Há dias assim...

sábado, 28 de julho de 2012

TERRA, sempre BELA

NASA revela as cinco melhores fotos da "Terra como obra de arte"

A Nasa colocou a votação mais de 120 imagens da sua coleção "A Terra como uma Obra de Arte", captadas pelos satélites Landsat ao longo de 40 anos, pedindo aos visitantes do seu site para eleger as cinco melhores.

O resultado foram mais de 14 mil votos e a escolha das melhores, de acordo com o público, está agora disponível no site desta agência norte-americana e também no TeK, que partilha a beleza do nosso Planeta visto do espaço…

5º lugar - Lake Eyre
Registada em 5/8/2006 pelo satélite Landsat 5

Lake Eyre
A cara assustadora nesta imagem corresponde, na realidade, a zonas inundadas e bancos de areia do Lago Eyre, no deserto ao norte da Austrália do Sul. Trata-se de uma característica efémera desta paisagem plana e árida, já que o Lago Eyre é o maior da Austrália quando está cheio. Entretanto, nos últimos 150 anos, isso apenas aconteceu três vezes.

4º Lugar - Argélia abstrata
Registada em 8/4/1985 pelo satélite Landsat 5

Argélia abstrata
O que parecem ser pálidas linhas de tinta amarela a cortar um mosaico de cores em manchas escuras, são cumes de areia que formam as dunas de Iguidi, uma área em constante movimento da Argélia para a Mauritânia, no noroeste de África.

As dunas do Iguido faze parte das muitas dunas do Saara, ou oceanos de areia, cuja altura e o cumprimento individuais podem ultrapassar os 500 metros.

3º lugar - Sinuoso Mississipi
Captada em 25/5/2003 pelo satélite Landsat 7

Sinuoso Mississipi
Pequenas formas retangulares compostas por cidades, plantações e pastos cercam os graciosos contornos do Rio Mississippi, o maior sistema fluvial da América do Norte. Incontáveis lagos e afluentes acompanham o sinuoso rio até ao sul de Memphis - no estado do Tenessee - na fronteira entre o Arkansas e Mississippi.

2º lugar - Delta Yukon
Captada em 22/9/2002 pelo satélite Landsat 7

Delta Yukon
Inúmeros lagos - grande e pequenos- e lagoas estão dispersos ao longo desta cena do Delta Yukon, no sudoeste do Alaska. Trata-se de um dos maiores deltas fluviais do mundo, protegido como parte do Yukon Delta National Wildlife Refuge, onde as águas sinuosas do rio parecem vasos sanguíneos, ramificando-se dentro de um órgão.

1º Lugar - Van Gogh do espaço
Captada a 13/7/2005 pelo satélite Landsat 7

Van Gogh do espaço
Ao estilo do quadro de Van Gogh - "A Noite Estrelada, - aglomerados massivos de fitoplânctons esverdeados nadam em espiral nas águas escuras ao redor de Gotland, uma ilha sueca no Mar Báltico. Estas explosões demográficas, ou "flores" de fitoplancton, como a que vemos aqui, ocorrem quando as correntes profundas trazem os nutrientes até à superfície iluminada pelo Sol, fomentando o crescimento e a reprodução dessas pequenas plantas.

Crédito das imagens: NASA's Goddard Space Flight Center/USGS
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

quinta-feira, 26 de julho de 2012

rOsA SAngUe

"Rosa Sangue
Amor Electro
Ninguém te vai parar, perguntar...
Fazer saber... Porquê?

Vais ter de te oferecer,
E entender, o que fará viver?

Vê, não basta ir, voar, seguir,
O cerco ao fim,
Aperta, trai, morde, engana a sorte, cai,
Não lembra de ti...

É só o amor desfeito,
Rosa sangue ao peito,
Lágrima que deito,
Sem voltar atrás!

Cresce e contamina
Tolhe a luz à vida,
Que afinal ensina, quebra,
Dobra a dor e entrega amor sincero.

Honra tanto esmero, cala o desespero,
É simples, tudo o que é da vida herdou sentido,
Tem-te se for tido, sabe ser vivido,
Fala-te ao ouvido e nasces tu...


Ninguém te vai parar, perguntar...
Fazer saber... Porquê?

Por isso vê, não basta ir, voar, seguir,
O cerco ao fim,
Aperta, trai, morde, engana a sorte, cai,
Não lembra de ti...

É só o amor desfeito,
Rosa sangue ao peito,
Lágrima que deito,
Sem voltar atrás!

Cresce e contamina
Tolhe a luz à vida,
Que afinal ensina, quebra,
Dobra a dor e entrega amor sincero.

Honra tanto esmero, cala o desespero,
É simples, tudo o que é da vida herdou sentido,
Tem-te se for tido, sabe ser vivido,
Fala-te ao ouvido e nasces tu..."

quarta-feira, 25 de julho de 2012

cole tura a+

"É a falta de cultura, estúpido!

Portugal tem hoje uma pequeníssima elite que consome cultura, quase toda velha e sem sucessores.

Nós merecemos isto. Nós elegemos esta gente. Nós não somos muito diferentes disto. No meio do anedotário que converteria um homem mais inteligente num homem trágico, convém não esquecer o que nos separa, exatamente, do Relvas. Pouco. O dito não é um espécime isolado, um pob...re diabo animado de força e disposição para fazer negócios e trepar na vida, que entrou em associações e cambalachos, comprou um curso superior e, de um modo geral, se autoinstituiu em conselheiro do rei. Já vimos isto.

Nunca vimos isto nesta escala, porque na 25ª hora da tragédia nacional, quando Portugal se confronta com a humilhação da venda dos bens preciosos (os famosos ativos) aos colonizados de antanho e seus amigos chineses, o que o país tem para mostrar como elite é pouco. Nada distingue hoje a burguesia do proletariado. Consomem as mesmas revistas do coração, lêem a mesma má literatura (que passa por literatura), vêem a mesma televisão, comovem-se com as mesmas distrações. Uns são ricos, outros pobres.

A elite portuguesa nunca foi estelar, e entre a expulsão dos judeus e a perseguição aos jesuítas, dispersámos a inteligência e adotámos uma apatia interrompida por acasos históricos que geraram alguns estrangeirados ou exilados cultos permanentemente amargos e desesperados com a pátria (Eça, Sena) e alguns heróis isolados ou desconhecidos (Pessoa, 0'Neill).

Em "Memorial do Convento", Saramago dá-nos um retrato da estupidez dos reis mas exalta romanticamente o povo. Todos os artistas comunistas o fizeram, num tempo em que o partido comunista tinha uma elite intelectual e de resistência inspirada por um chefe que, aos 80 anos, quase cego, resolveu traduzir Shakespeare. Cunhal traduzindo o "Rei Lear" de um lado, Relvas posando nas fotografias ao lado da bandeira do outro. Relvas nem personagem de Lobo Antunes, o (descritor da tristeza pós-colonial, chega a ser. É um subproduto de telenovela O tempo dos chefes cultos acabou, e se serve de consolação, não acabou apenas em Portugal.

A cultura de massas ganhou. No mundo pop, multimédia, inculto e narcisista, em que cada estúpido é o busto de si mesmo, a burguesia e o lúmpen distinguem-se na capacidade de fazer dinheiro. Acumular capital. O dinheiro, as discussões em volta do dinheiro acentuadas pela falta de dinheiro, fizeram do proletariado (e desse híbrido chamado classe média) uma massa informe de consumidores que votam. E que consomem democracia, os direitos fundamentais, como consomem televisão, pela imagem. Sócrates e o Armani, Passos Coelho e a voz de festival da canção. Nós, e quando digo nós digo o jornalismo na sua decadência e euforia suicidaria, criámos estas criaturas. Os Relvas, os Seguros, os Passos Coelhos, os amigos deles.

O jornalismo, aterrorizado com a ideia de que a cultura é pesada e de que o mundo tem de ser leve, nivelou a inteligência e a memória pelo mais baixo denominador comum, na esteira das televisões generalistas. Nasceu o avatar da cultura de massas que dá pelo nome de light culfure em oposição à destrinça entre high e low. O artista trabalha para o 'mercado', tal como o jornalista, sujeito ao raring das audiências e dos comentários online.

A brigada iletrada, como lhe chama Martin Amis, venceu. Estão admirados? John Carlin, o sul-africano autor do livro que foi adaptado ao cinema por Clint Eastwood, "Invictus", conta que Nelson Mandela e os homens do ANC, na prisão, discutiam acaloradamente, apaixonadamente, Shakespeare. Foram "Júlio César" ou "Macbeth", "Hamlet" ou "Ricardo III" que os acompanharam. Não é um preciosismo. A literatura, o poder das palavras para descrever e incluir o mundo num sistema coerente de pensamento, é, como a filosofia e a história, tão importante como a física ou a álgebra. A grande mostra da Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos é Shakespeare (no British Museum) e não um dono de supermercados ou futebolista.

Os 'heróis' portugueses descrevem-nos. E descrevem a nossa ignorância Passos Coelho é fotografado à entrada do La Féria ou do casino. Um dono de supermercados ou um esperto ministro reformado são os reservatórios do pensamento nacional. Uma artista plástica é incensada não pela obra mas pela capacidade de "agradar ao mercado", transformando-se, pela manifesta ausência de candidatos, em artista oficial do regime. É assim.

Não teria de ser assim. Portugal tem hoje uma pequeníssima elite que consome cultura quase toda velha e sem sucessores. Não estamos sós. Por esse mundo fora, a arte tornou-se cópia e reprodução (daí a predominância dos grandes copiadores de coisas, os chineses), tornou-se matéria tornou-se consumo. Como bem disse Vargas Iiosa, em vez de discutirmos ideias discutimos comida. A gastronomia é uma nova filosofia. Ferran Adriá é o sucessor de Cervantes e de Ortega Y Gasset."

Crónica de Clara Ferreira Alves publicada na última edição do Expresso.

terça-feira, 24 de julho de 2012

tempEsTAde


Uma tempestade de cometas

Esta concepção artística ilustra uma tempestade de cometas em torno de uma estrela perto da nossa própria, chamada Eta Corvi. Evidência para esta barragem vem de Spitzer da NASA Space Telescope, cujo infravermelho detectores pegou indicações de que os cometas foram recentemente rasgados em pedaços depois de colidir com um corpo rochoso. Na concepção deste artista, um cometa gigante como é mostrado quebrando em um planeta rochoso, atirando poeira gelada e rica em carbono para o espaço, ao mesmo tempo, quebrando água e compostos orgânicos na superfície do planeta. Um flash vermelho incandescente capta o momento de impacto sobre o planeta. Amarelo-branco Eta Corvi é mostrada à esquerda, com os cometas ainda mais fluxo em direção a ela. Spitzer detectou assinaturas espectrais de gelo de água, compostos orgânicos e rocha ao redor Eta Corvi - ingredientes fundamentais de cometas. Esta é a primeira vez que a evidência para tal uma tempestade cometa tem sido visto em torno de outra estrela. Eta Corvi é a idade certa, cerca de um bilhão de anos, ao experimentar um bombardeio de cometas semelhantes ao que ocorreu em nosso próprio sistema solar em 600 a 800 milhões de anos de idade, denominado o Bombardeio Pesado Tardio. Cientistas dizem que o Bombardeio Pesado Tardio foi desencadeada em nosso sistema solar, a migração dos nossos planetas exteriores, que se acotovelavam cometas gelados sobre, enviando alguns deles voando para dentro. Os cometas marcado a nossa lua e pummeled nossos planetas interiores. Eles podem ter até trouxe materiais para a Terra que ajudou a vida pontapé inicial.

Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech

segunda-feira, 23 de julho de 2012

por VEZES

"Ama o que tens, antes que a vida te ensine a Amar o que tinhas..."

sexta-feira, 20 de julho de 2012

porca miséria....

Dia do amigo???
Procuram-se....


A sociedade actual não tolera amizade,
não tolera que apliques um segundo em prol do próximo..
É um sociedade egoista, uma sociedade virada para o umbigo..
Não promove a felicidade para eventualmente mais tarde não ferir..
Eventualmente.... Que cinismo!!!!!
As pessoas são privadas de amizade, convivio, amor e tranquilidade em nome de uma eventualidade futura....
"Hoje queria ser feliz contigo, mas amanhã posso mudar de ideias e então não vou ser feliz hoje em nome do amanhã"..
Amanhã existe???
Quem chega ao amanhã???
Deixar de ser feliz hoje só porque amanhã posso nãoo querer ser???
Quem manda no amanhã???
Eu????
TU????

A sociedade actual recusa o amor hoje, para amanhã poder ser salta pocinhas.. sem ter que olhar para trás e dar explicações devidas e minimamente justificativas..
A sociedade, as relações, as pessoas, HOJE, são egoistas... extremamente egoistas e egocentricas..
Simplificam tudo para se salvaguardarem.. Ninguém tem coragem para assumir nada...
É tudo uma cambada de "Velhos do Restelo" só porque é mais fácil e conveniente...
Tudo é éfermo...tudo é volátil... tudo é descartável
Tudo é tristeza..
Tudo é cobardia..
Tudo é miséria..
Tudo é porcaria..
Tudo é parasita..

e por si só..
tudo é actual

Procruram-se amigos....
Que raio de procura..!!!!!!

virar o DIA

Solitáriamente Só....
Reconheço que sou daquele tipo de pessoas que não nasceu para estar só...
Cada minuto só, destroi mais em mim que o veneno mais puro...
Hoje, reconheço que mais tempo só, é sinal de cataclismo, tumulto, persersão sentimental..
Conscientemente, resisti até ao limite.. até à génese da loucura... até á red line..
Sem me hipotecar, saldar, ou despersonalizar.....hoje foi o dia último!!
Lamento muito... mas é avançar para não morrer..

quarta-feira, 18 de julho de 2012

terra batida

Cansaço..
Que enorme cansaço sinto em mim..
Sinto-o nas pernas, nos pés.. no corpo.... hoje até o sinto na alma, que se quer leve e transparente...
Hoje sinto o peso da vida..
Hoje sinto o peso da solidão..
Hoje sinto que não quero mais sentir ser só e proscrito.
Hoje confundo-me com o cinza, com o negro,
com o breu descolado da vida.
Hoje, sou o cansaço crónico da exaustão.
Cansaço....
Hoje sou cansaço, cansado!

Sorrisos....??
Sim.. Muitos por favor!!
Flores??
Não..
Por favor não lhes tirem o chão!!

cuida de TI

"Segue o teu destino...
Rega as tuas plantas;
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
de árvores alheias"

terça-feira, 17 de julho de 2012

luZ

Lindo... A natureza no seu explendor!!

estado de Espirito

Como estás noir?
- Óptimo!! Melhor é estragar :)

sábado, 14 de julho de 2012

olhar RASO

"Ó minha terra na planície rasa,
Branca de sol e cal e de luar,
Minha terra que nunca viu o mar
Onde tenho o meu pão e a minha casa...

Minha terra de tardes sem uma asa,
Sem um bater de folha... a dormitar...
Meu anel de rubis a flamejar,
Minha terra mourisca a arder em brasa!

Minha terra onde meu irmão nasceu...
Aonde a mãe que eu tive e que morreu,
Foi moça e loira, amou e foi amada...

Truz... truz... truz... Eu não tenho onde me acoite,
Sou um pobre de longe, é quase noite...
Terra, quero dormir... dá-me pousada!"

per feitos; de feitos in humanus

"Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter;
repugna-la-íamos, se a tivéssemos.
O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito."
 

COSMORAMA

"Porque será que não medram aqui
... Senão ódios e pedras?
Pátria maninha de outras sementeiras!
Cores derramadas, e os pintores não pintam;
Formas aos gritos, e os cinzéis parados;
Versos já feitos, e ninguém os lê!
Tudo seco e mirrado.
A terra na incultura que se vê,
E o mar como um piano abandonado."

sou do TAMANHO daquilo que veJO


"Faz mais quem tem vontade, do que quem pode!"

Querem uma Luz Melhor que a do Sol!

"AH!
QUEREM uma luz melhor
que a do Sol!
Querem prados mais verdes do

que estes!
Querem flores mais belas do que estas

que vejo!
A mim este Sol, estes prados, estas flores contentam-me.
Mas, se acaso me descontentam,
O que quero é um sol mais sol
que o Sol,
O que quero é prados mais prados
que estes prados,
O que quero é flores mais estas flores
que estas flores -
Tudo mais ideal do que é do mesmo modo e da mesma maneira!"

Amar é assim...


"Amar é assim.
É transformar o tempo que não existe em eternidade que persiste.
É fogo que arde sem se ver, é gelo que não quer derreter, é água que corre para chover.
Amar é assim.
 É subir uma montanha descalço sem medo de pisar pedra ou vidro, é mergulhar no oceano sem botija de oxigénio, é subir ao céu sem asas.
Amar é assim.
É perpetuar na eternidade o amor jovem, aquele que não tem idade, é olhar e sorrir, é abraçar e sentir, é morrer depois de viver.
Amar é assim.
É dizer o quanto te amo agora e sonhar com o quanto te vou amar depois de cada sorriso, é não esquecer o que vivemos mas ficar louco com o que desejamos viver.
Amar é assim.
É desejar frutos do nosso fruto, é perceber que viver é muito melhor que morrer, mas que morrer depois de viver significará sempre que valeu a pena amar sem medo de te perder.
Amar é assim."
  

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Solidárius

"Ninguém pode livrar os Homens da dor, mas serão benditos aqueles que fizerem renascer neles a coragem e a bravura para a suportar."

quinta-feira, 12 de julho de 2012

tudo a correr bem.. obrigado!

Aproveita a vida na sua plenitude para que não sobre espaço para o medo.

adp. Osho

por vezes precisamos....

Eclipse total solar sobre a Patagónia, 80 Km a leste de El Calafate, em Santa Cruz - Argentina.
11 de Julho de 2010.
Ao fundo, nota-se a Cordilheira dos Andes.
Créditos Foto: NSF

:)

"Toda a gente sorri na mesma língua"

terça-feira, 10 de julho de 2012

real IDADE


Há falhas no ensino a crianças com necessidades especiais, revela relatório europeu

Há falhas no ensino a crianças com necessidades especiais, revela relatório europeu

Adultos portadores de deficiência encontram-se na mesma situação

De acordo com relatório publicado hoje pela Comissão Europeia, os sistemas de ensino ainda não oferecem um tratamento adequado às crianças com necessidades educativas especiais e aos adultos portadores de deficiência.
O relatório revela que muitos são colocados em instituições segregadas e os alunos integrados no ensino regular carecem frequentemente de um apoio adequado.
Segundo Androulla Vassiliou, comissária europeia responsável pela educação, cultura, multilinguismo e juventude, “é preciso redobrar esforços para garantir a aplicação de políticas educativas inclusivas e devidamente financiadas, se pretendemos melhorar a vida das crianças com necessidades educativas especiais e dos adultos portadores de deficiência. Temos de colocar os mais vulneráveis no centro das nossas ações, para garantir uma vida melhor a todos”.
Estatisticamente, cerca de 45 milhões de cidadãos da UE em idade ativa são portadores de deficiência e 15 milhões de crianças têm necessidades educativas especiais.
O documento alerta ainda para o facto de as crianças com necessidades educativas especiais saírem da escola com poucas ou nenhumas qualificações, para de seguida integrarem uma formação especializada que em alguns casos limita, em vez de melhorar, as suas perspetivas de emprego. Logo ficam com um futuro comprometido.
Além disso, o relatório realça as divergências entre Estados-Membros na identificação das crianças com necessidades especiais e ao decidir a sua colocação numa escola regular ou especial. A conclusão é de que urge uma política comum e ações em conjunto para acabar com as discrepâncias.

Créditos: Sapo

segunda-feira, 9 de julho de 2012

verdades inverdades

"marriage is a relationship in which one is always rigth and the other is the husband"

caminhAR, CAminhando

"Eu sei que não sou nada e que talvez nunca tenha tudo.
Aparte isso, eu tenho em mim todos os sonhos do mundo". 

serÁ?!

"Amar é sentirmo-nos o dobro daquilo que somos."

domingo, 8 de julho de 2012

eCos mudos

"Outro dia, alguém me perguntou se eu te conhecia.
Na hora, em fração de segundos, lembrei de tanta coisa: beijos, abraços, saudade...
Então respondi:

Não conheço mais..."

inConformismos??

"...A cada dia que passa entendo menos, aprendo mais, escuto menos, sofro mais, ando menos, amo mais e de tempos em tempos, esqueço tudo o que disse."

leMAS.....

peace and love...
carpe diem..

fita do temPO

"A vida não é o somatório de dias mas de acontecimentos que se influenciam uns aos outros, dia após dia"

CapaCidade

Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o maior segredo da felicidade

sexta-feira, 6 de julho de 2012

simples, né???!!!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Há dias....

Os dias, bons ou maus, refletem apenas o estado da nossa alma...

terça-feira, 3 de julho de 2012

brISA sopra, brISA leva...



Posso já não conseguir voar, mas não será por falta de vontade...
Então, enquando a noite se aproxima, fico com quem mais me cativou: eu sei que, hoje, pela última vez, ela me levará para casa!!
------------------------------
As despedidas existem para acontecer; jamais deveriam ser meros vocábulos

sAMEs (bonito demais para ficar escondido..)

                                                                                Voa flor,
roda o mundo,
rompe o dia,
acorda o amor.

Gira a flor,
arde ao sol,
declara o amor,
no seu bom dia.
 
Bom dia, amor!
Bom dia, flor!
Bom dia, dia!
 
 

iris.... planta arco iris...

... e aqui chegado, contemplei.....
Algodão em forma de vegetação!!
Foto: ... e aqui chegado, contemplei.....!!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

paSTOR

Na minha varanda, faço-me pastor....

diz....Tâncias

O que não alcanço é a minha solidão...

poço de mAGIA

O que me falta em chão sobra-me em vida!

roda da VIDA


in "Avó Babada"