Truques de poupança na hora do abastecimento de um veículo.
«1.º Truque:
Encher o depósito sempre pela manhã, o mais cedo possível.
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm os seus depósitos debaixo terra.
Ao estar mais fria, a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor.
O contrário se passa durante o dia, quando a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se.
Por isso, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente.
Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante.
Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos camiões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura.
Para que, cada litro vertido no depósito (cisterna) do camião seja exacto.
2.º Truque:
Quando for pessoalmente encher o depósito, não aperte a pistola ao máximo (pedir o mesmo ao abastecedor no caso de ser servido).
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta.
Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro.
Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz.
Todas as mangueiras de combustível devolvem o vapor para o depósito.
Se encherem o depósito apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no depósito do seu veículo transforma -se em vapor do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível do depósito da estação. Isso faz com que ,os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o cliente acaba por pagar como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada.
3. º Truque:
Encher o depósito antes que este baixe da metade. Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo.
O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa.
Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tectos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.
4.º Truque:
Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver a ser reabastecido e nem imediatamente depois.
Se você chega ao posto de combustíveis e vê um camião tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo, ou acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento.
Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentes no fundo acabam por ficar em suspensão por um tempo.
Assim sendo você corre o risco de abastecer o tanque com combustível sujo»”
Além destas dicas não se esqueça de manter a pressão do pneus no nível ideal, irá ajudar bastante a manter os consumos do veículo controlados.
-------------------------------
Créditos: Net
Sem comentários:
Enviar um comentário