sábado, 4 de maio de 2013

transUmâncias

Grande Rota da Transumância: Subir à serra, entre ovelhas e pastores


Este fim de semana, o concelho do Fundão recebe a Grande Rota da Transumância, uma forma diferente de conhecer e prestar tributo às tradições portuguesas.

 


 
A Grande Rota da Transumância é um conjunto de eventos que recriam as viagens dos pastores do interior de Portugal que, nesta altura do ano, subiam à Serra da Estrela na procura das melhores pastagens. Com esta experiência a servir de base, diversos municípios serranos prepararam uma homenagem a estas tradições seculares, em forma de passeios pedestres, provas gastronómicas e outras experiências associadas à cultura destas regiões e onde o imaginário pastoril e da transumância marcarão, passo a passo, estes caminhos. Um tributo à memória das passagens e paragens de pastores e rebanhos, que calcorreavam os terrenos unindo as planícies a norte do rio Tejo, passando pela Serra da Gardunha até à Serra da Estrela.
Para participar, basta inscrever-se gratuitamente através do site da Grande Rota da Transumância.
Ora, é precisamente para reviver estas experiências, que o concelho do Fundão recebe, já este fim de semana, a Grande Rota da Transumância, dividida por três momentos. No dia 4 de maio, sábado, realiza-se a viagem entre a Lardosa e a Soalheira, onde decorre a Feira do Queijo, para muitos o “Melhor Queijo do Mundo. No domingo, decorre o percurso da pastorícia, nos campos da Soalheira, onde os rebanhos das quintas do sopé sul da Gardunha vão proporcionar um contacto real com a vida do pastor, da ordenha à feitura do queijo e do pastoreio à tosquia, terminando com um Almoço à Pastora preparado em panelas de ferro, pelo chefe Nuno Bergonse que recria a Sopa da Pastora, com produtos dos campos e quintas da Soalheira. Refira-se que o almoço de sábado fica a cargo do chefe Igor Martinho vai recriar uma chanfana tradicional de ovelha, com produtos adquiridos localmente. Para participar nestes almoços que custam apenas 5 euros, basta inscrever-se.
Para fechar esta primeira etapa da Grande Rota da Transumância, na segunda-feira, dia 6 de maio, o rebanho vai realizar a viagem entre Alpedrinha e o Fundão, seguindo a antiga via romana que passa por Alcongosta. As próximas etapas decorrem nos dias 10, 11 e 12 maio. A Grande Rota da Transumância termina a 29 de junho, com a etapa Seia/Sabugueiro. Consulte todas as etapas no site oficial em Transumância e acompanhe as novidades através do Facebook.
No total, a Grande Rota da Transumância recria-se em dez momentos desde Idanha-a-Nova até à Serra da Estrela e envolve os municípios do Fundão, Guarda, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Covilhã, Manteigas e Seia, e ainda a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e Naturtejo.
--------------------------------
Créditos: Paulo Brilhante

Sem comentários: