Telescópio Hubble já tem uma nova câmara
O Veterano astronauta Andrew Feustel, participa nos trabalhos de reparação do telescópio Hubble, que estava com problemas de "visão".
A NASA finalizou a instalação de uma nova câmara no Telescópio Espacial Hubble, que servirá para melhorar a qualidade das imagens captadas e ajudar os cientistas a conhecer melhor o universo.
O trabalho foi levado a cabo por dois astronautas norte-americanos (Andrew Feustel e John Grunsfeld) durante um passeio espacial de duas horas, tendo como base o vaivém Atlantis.
A sua missão faz parte de uma viagem de 11 dias que tem como objectivo reparar algumas falhas do telescópio, que tem dado as imagens mais impressionantes do universo, e é considerada a última hipótese de reparar o Hubble antes de ser substituído em 2014 por um novo telescópio.
Esta nova câmara vai também substituir a anterior que estava no Hubble há 16 anos e destina-se a captar imagens do universo até cerca de 500 milhões de anos depois do Big Bang, tendo como principal característica o facto de ser sensível aos raios infravermelhos e ultravioleta.
Além desta câmara, os astronautas instalaram no telescópio espacial do tamanho de um autocarro um novo computador, que irá permitir enviar para a Terra versões das imagens captadas pelo Hubble há mais tempo com uma melhor definição.
Créditos: Nasa, Jornal Sol on-line 15Maio09, adaptado.
Sem comentários:
Enviar um comentário