quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Lisboa pré 1755

Visite a cidade de Lisboa antes do terramoto de 1755

Imagens em três dimensões, geradas pela SWD Agency, mostram como eram algumas zonas de Lisboa antes do grande terramoto de 1755.
O sistema multimédia 3D de interpretação da maqueta da cidade de Lisboa antes do terramoto de 1755, desenvolvido pela SWD Agency e brevemente em exposição no Museu da Cidade, foi elogiado pelo professor de História de Arte na Universidade de Virgínia e director do Virtual World Heritage Laboratory, Bernard Frischer.

Para este professor, o modelo digital de Lisboa é "um projecto de nível mundial" e "um belo produto de uma profunda pesquisa histórica".
O director do Virtual World Heritage Laboratory refere que este tipo de projectos têm uma importância cultural fundamental e aplicações práticas na educação, investigação e na economia, sendo por isso "monumentos da nossa era, a era digital". E esta é uma área em que Lisboa se pode vir a tornar "líder mundial".
Bernard Fischer é o responsável pelo projecto Rome Reborn, um modelo 3D de Roma no auge da sua expansão em 320 a.C., e esteve recentemente em Lisboa, onde viu o modelo digital 3D da cidade de Lisboa pré-terramoto. Este projecto, liderado por uma equipa científica do Museu da Cidade, da Câmara Municipal de Lisboa, envolveu a pesquisa e análise de centenas de fontes: cartográficas, iconográficas, arqueológicas e bibliográficas (manuscritas e impressas), tendo por base a Maqueta da Cidade do Museu da Cidade.
A partir de todos estes elementos, a SWD desenvolveu a modelação 3D, texturas e renders fotorealistas com interactividade a 360º, animações 3D com diversos percursos pela cidade de Lisboa, edição e pós-produção de vídeo, para além do design e programação de interface multimédia com vários níveis de informação sobre a cidade antes e pós terramoto de 1755.
Esta reconstituição virtual com 21 pontos notáveis inclui conteúdos sobre o Paço da Ribeira, Terreiro do Paço, Rossio, Rua Nova dos Ferros, Convento do Carmo, Palácio das Necessidades, entre outros, e estará patente ao público no final de Novembro, no Museu da Cidade, em Lisboa.


http://aeiou.expresso.pt/visite-a-cidade-de-lisboa-antes-do-terramoto-de-1755=f616199

-------------------------------------
Créditos: Expresso Online

Sem comentários: