Dois tornados na mesma zona dois anos seguidos foi uma coincidência, diz especialista
O professor Filipe Duarte Santos considera que se tratou de uma coincidência o facto de a mesma zona ribatejana ter sofrido dois tornados dois anos seguidos.
Filipe Duarte Santos, investigador dos fenómenos e alterações climáticas, diz que dois tornados na mesma zona foi uma coincidênciaFilipe Duarte Santos alerta para fenómenos meteorológicos extremos resultantes das alterações climáticas
«É um acontecimento perfeitamente fortuito» e «penso que não há nenhuma relação entre a geografia do local, as características da região e o aparecimento dos tornados», disse Filipe Duarte Santos.
O professor da Faculdade de Ciências de Lisboa alertou que «esta relativa maior frequência de tornados no nosso país é uma tendência que provavelmente se irá agravar com o tempo para fenómenos meteorológicos e climáticos extremos», como «chuvas muito intensas num intervalo tempo curto», que terminem em inundações», ondas de colar e secas.
O também investigador dos fenómenos e alterações climáticas acrescentou que esta tendência resulta da forma como o Homem está a «modificar o clima», numa referência às «grandes quantidades de gases com efeito de estufa» que são lançados na atmosfera.
A passagem de um tornado esta terça-feira pelos concelhos de Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã fez cerca de 40 feridos, entre eles 19 crianças, oito desalojados e danificou 200 casas No ano passado, registou-se um mini-tornado na área de Torres Novas.
---------------------------------------------------
Créditos: TSF Online
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário