"Caverna dos Cristais". Foto El Pais
As selenites da mina mexicana de Naica crescem a uma velocidade bastante inferior à das estalactites e estalagmites, concluiu uma equipa investigadores espanhóis e japoneses.
As selenites crescem a uma velocidade extremamente lenta, o equivalente à espessura de um cabel a cada 100 anos, um ritmo bastante inferior ao das estalactites e estalagmites, concluíram os investigadores.
Liderados pelo cristalógrafo espanhol Juan Manuel García Ruiz, a equipa hispano-japonesa desenvolveu um microscópio de alta resolução para estudar as amostras recolhidas na mina de Naica.
“O crescimento destas formações é tão lento que, até agora, era quase impossível medi-lo, algo que agora é possível graças ao microscópio especial que desenhámos com a colaboração de um grupo de investigadores da Universidade de Sendai, no Japão”, afirma Juan Manuel García Ruiz, do Instituto Andaluz de Ciências da Terra.
“Este instrumento permitiu-nos estimar que alguns dos cristais que se encontram na caverna estão a crescer há cerca de um milhão de anos”, sublinha o investigador.
Com cristais selenites de grandes dimensões, que podem chegar aos 11 metros de altura, é considerada uma das descobertas mais espectaculares na área da geologia.
------------------------------------
Créditos: Sapo /Google
4 comentários:
Noir....du ciel.....Já reparou como tudo o que é bom....lindo.....maravilhoso.....é tão difícil de conseguir?????????
Até estes cristais.......
Negro do céu...ou céu negro?? Lol..
Tudo o que é bom, DIficil é de conseguir..Principalmente quem é Cristal...
Céu Negro não!!!!! Negro do céu..
Cristal negro....
Céu Negro não!!!!! Negro do céu..
Cristal negro....
Enviar um comentário