sexta-feira, 22 de abril de 2011

Farol do Cabo de Santa Maria

Farol de Santa Maria

"O Farol de Santa Maria é o farol mais a Sul de Portugal Continental. Localizado no Cabo de Santa Maria, na barra artificial de Faro-Olhão (Concelho de Faro), no extremo da ilha da Culatra, foi construído em 1851.

Oito anos depois, seria o primeiro farol a receber uma lente de Fresnel, a mais avançada do seu tempo, que lhe permitiu uma maior eficácia na orientação e protecção das embarcações que por ali passavam. Até ao momento da sua electrificação, no ano de 1949, teve diversas fontes de energia. Desde a combustão do azeite, petróleo e vapor de petróleo, até à inovação que era a lâmpada eléctrica, sendo que esta teve de ser substituída por diversas vezes. Desta forma, o farol era melhorado à medida que a tecnologia evoluía. Mais recentemente, em 1996, o edifício foi automatizado, embora haja uma vigilância deste processo, que leva à deslocação periódica de especialistas na sua manutenção até à ilha da Culatra.

O farol situa-se nesta zona arenosa a uma altitude de 50 metros, tendo uma altura de 46 metros, por estar muito perto do nível médio das águas do mar.
Do alto da torre, cilíndrica, de cor branca, a sua luz tem um alcance de 46 quilómetros, aproximadamente. Ao seu lado há diversas habitações de pescadores, o que lhes dá um aspecto algo pitoresco. A sua envolvente natural é algo que incrementa a capacidade de sedução deste farol. A Ilha da Culatra é uma estreita faixa de terra com três povoações com cerca de um milhar de habitantes, na sua maioria pescadores.

É um dos limites do Parque Natural da Ria Formosa, que se estende ao longo de 60 quilómetros de costa baixa, quase desde Vila Real de Santo António até Faro, a localidade que fica mais perto da ilha. Criado em 1987, este Parque Natural de 18 mil hectares é composto por uma enorme riqueza biológica, com destaque para a sua flora e fauna. As zonas de água doce, os sapais, os canais e os bosques de pinheiro manso são um verdadeiro paraíso para diversas espécies de aves, tornando este local uma referência a nível europeu. Por aqui vivem também diversas espécies de anfíbios, répteis e mamíferos. Pode aproveitar para dar um passeio de barco pelos canais da ria, e penetrar no seio deste ecosistema, mas para tal recomenda-se um contacto com os responsáveis do Parque Natural."

















Algumas Características (resumo)
Alcance Luminoso (milhas): 25
Altitude (m): 50
Altura da Torre (m): 42
Ano de Estabelecimento: 1851
Estrutura: Torre cilíndrica branca com edifícios anexos.
Latitude: 36º 58.4´norte
Longitude: 07º 51.8´oeste
Localização: Extremo sudoeste da ilha de culatra, Olhão.
Luz: Branca
Sistema Iluminante: Óptica em cristal, direccional rotativa.

Outra exclente informação: http://aeiou.expresso.pt/farois-de-portugal=f499027
    ----------------------------------------
Créditos: Texto-Blog RuaTranquila

Sem comentários: