segunda-feira, 6 de agosto de 2012

aldeIA do mato



Aldeia do Mato conquista cada vez mais adeptos amantes da natureza, paz de espírito e boas águas

Localizada nas profundezas do concelho de Abrantes, a praia fluvial de Aldeia do Mato é cada vez mais procurada por banhistas e apreciadores da natureza, em boa medida pela exposição mediática conferida pela atribuição do galardão Bandeira Azul.
Situada na freguesia com o mesmo nome, revelador da pacatez e do meio natural e paisagístico envolvente, o braço da albufeira de Castelo do Bode que abraça a aldeia, que é ali um mar autêntico, apresenta-se cheia de cantos e encantos nas suas margens por descobrir, "uma faceta de contacto com a natureza cada vez mais procurada pelos citadinos", afiança a empresária concessionária do espaço.
A 20 quilómetros da cidade, dentro de água ou fora dela, a empresa concessionária daquela praia fluvial - "Segredos de Aldeia" -, não tem "mãos a medir" para satisfazer a procura dos serviços prestados em matéria de turismo náutico: passeios de jangada e barcos a motor, remo, windsurf, canoas e caiaques, piscinas e mergulhos, serviço de restaurante e bar, bungalows ou passeios de BTT.

"A água aqui é ótima e detém há quatro anos consecutivos o galardão 'ouro', a principal mais valia deste paradisíaco local, aliada a um enquadramento paisagístico fabuloso"", disse à agência Lusa Isabel Coimbra.

À esplanada que se ergue num pequeno promontório sobre a albufeira de Castelo do Bode, com ampla vista para o Zêzere, ali imenso, Isabel juntou um serviço de esplanada com ligeiras refeições de toque rural, sumos de fruta, uns puffs aqui e acolá, mais uns bungalows onde os visitantes acordam presenteados com o leite de cabra fresco, o queijo e os ovos, mais as frutas frescas das quintas circundantes.
A empresária contabiliza nesta época balnear "um acréscimo muito significativo de famílias e pessoas de todas as idades, oriundas de vários pontos da região e do país", tendo observado que o movimento da praia gerou emprego a cerca de 10 pessoas, entre os fixos e os variáveis.

"Se me fala de crise, aqui registo muito mais visitantes e muito mais trabalho. Só temos a registar a contenção e comedimento na hora dos gastos, mas temos muito mais pessoas este ano", notou.
Conceição Salvador, 46 anos, fez 35 quilómetros desde Vila Nova da Barquinha para passar o dia na praia fluvial de Aldeia do Mato. Um pedido da filha, que ali quis passar o dia de aniversário.
"Gostamos as duas deste local. Ela mais para os banhos e para a água, eu mais pelo sossego e pela paz de espírito", contou.

De Tomar, a cerca de 40 quilómetros, vieram as inseparáveis amigas Suze e Verónica, ambas com 24 anos. "É um espaço que oferece muitas atividades desportivas, tem um enquadramento espetacular entre a água e a natureza e estamos longe da confusão das praias do litoral", sintetizaram.
"O elemento fundamental deste aumento da procura, e procura qualitativa, é a água e a sua qualidade de excelência", considerou à Lusa Manuel Valamatos, vereador na Câmara de Abrantes.

"Para fugir ao stress e às confusões do dia a dia, junta-se à albufeira o espaço natural envolvente que recria um desenho natural e uma imagem fortíssima de tranquilidade, partilha e contacto com a Mãe Natureza", ilustrou.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
----------------------------
Créditos: Sapo

Sem comentários: