Sabia que os ácidos gordos ómega-3 contribuem para a regulação do ritmo cardíaco, evitando arritmias e eventos cardíacos indesejáveis? E que, como a proporção óptima ómega-3/ómega-6 foi estimada entre 2:1 e 3:1, quatro vezes menor que a verificada actualmente, se recomenda que aumentemos o aporte de ácidos gordos ómega-3 na dieta?
Ritual: Ingira diariamente fontes de ácidos gordos ómega-3 e ómega-6, presentes por exemplo nas nozes e sementes e, em regime mais moderado, recorra também ao peixe e aos óleos vegetais (milho, soja e girassol).
Salmão, cenoura e limão
Já mais tarde, a baixa incidência de doenças cardiovasculares verificada numa população de esquimós, cuja alimentação apresentava elevado teor de gordura, despertou uma nova linha de investigação: a relação entre o consumo de ácidos gordos poli-insaturados – muito presente no peixe – e a saúde cardiovascular. Não tardou para que dezenas de estudos fossem realizados neste âmbito, comprovando não só a importância destes ácidos gordos (nomeadamente os ómega-3 e ómega-6) na saúde cardíaca, como também na produção de importantes hormonas, desenvolvimento da visão, desenvolvimento do sistema nervoso central e na formação de membranas celulares, entre outros.
Apesar de todos estes benefícios, a nossa dieta alimentar está cada vez mais desprovida destes importantes ácidos gordos. Adopte então uma alimentação mais rica em fontes marinhas, e alimente o seu coração com mais este ritual de vida saudável.
A CONSIDERAR:
• Ingira peixe em 2-3 das suas refeições semanais, optando especialmente pelos mais gordos como o salmão, a dourada, a sardinha, a cavala, o arenque, as anchovas e as enguias. E se gostar da pele, ingira-a também! Terá aqui mais um reforço de ácidos gordos ómega-3.
• Consuma entre 30 e 60 gramas diárias de frutos secos, especialmente as nozes e os pinhões, especialmente ricos em ácidos gordos ómega-3.
• Inclua sementes de linhaça (triturada) e leguminosas – como por exemplo o feijão de soja - em algumas das suas saladas e sopas.
• Substitua esporadicamente o azeite por óleo de soja, de girassol ou de milho, no tempero das suas saladas e para efectuar refogados.
• Substitua a manteiga por margarina para barrar. Apesar do valor calórico ser idêntico, aumentará bastante o aporte de gorduras poli-insaturadas, mais benéficas para a saúde.
---------------------------------------------------------------------
Créditos: IOL
Sem comentários:
Enviar um comentário