sábado, 20 de março de 2010

Sidereus Nuncius

Livro de Galileu lançado hoje (17 Março 2010) no encerramento do Ano Internacional da Astronomia

O lançamento da tradução portuguesa do primeiro livro de Galileu, "Sidereus Nuncius", e uma conferência marcam o encerramento do Ano Internacional da Astronomia em Portugal. A cerimónia decorre hoje na Fundação Calouste Gulbenkian.

É a primeira tradução feita em Portugal da obra Sidereus Nuncius, publicada há precisamente 400 anos, em Março de 1610. Nela, Galileu revelou as primeiras observações astronómicas feitas com o auxílio de um telescópio, incluindo descobertas que geraram um aceso debate científico na época: as irregularidades da face da Lua, os satélites de Júpiter, a existência de um número de estrelas muito superior às que até então se conheciam.

O Mensageiro das Estrelas, na tradução portuguesa, é considerado "uma das obras mais importantes do pensamento ocidental e um marco na História da Astronomia", afirmou João Fernandes, comissário do Ano Internacional da Astronomia em Portugal, à agência Lusa.

A presente tradução é da responsabilidade de Henrique Leitão, investigador do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia e coordenador da edição completa das obras de Pedro Nunes, lançadas pela Fundação Calouste Gulbenkian. O volume inclui, para além da tradução, um estudo de Henrique leitão, uma cronologia e um facsimile da edição original.

Nesta sessão de encerramento vai ser também inaugurada a exposição"A astronomia no Portugal de hoje".

Em Portugal, o Ano Internacional da Astronomia foi coordenado pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, da Agência Nacional Ciência Viva e da European Astronomical Society. As actividades do AIA2009 incluíram cerca de 2000 eventos e envolveram milhares de pessoas (ver balanço do AIA2009).

Ao longo de todo o ano, a comissão do AIA2009 publicou artigos de divulgação e análise num espaço semanal incluído no SAPO Notícias - não só sobre as actividades, mas também sobre descobertas, curiosidades e novas imagens captadas pelos grandes telescópios astronómicos. Veja aqui os artigos publicados.
_________________________
Créditos; sapo Livros

Sem comentários: