quinta-feira, 14 de maio de 2009

A cor dos Alimentos


Amarelo - Contém betacarotenos, vitamina C, ferro e vitamina do grupo B, proporcionam energia e devem ser consumidos diariamente. Exemplos: milho, gérmen de trigo, ovo, mel, alperces, pêssegos, maças, massas e batata. Aumentam a criatividade. A presença da cor amarela numa mesa facilita a digestão e regulariza o intestino.
Caso seja guloso utilize os que contenham baixas calorias.

Verde - Contém clorofila e são ricos em magnésio, beneficia o sistema nervoso, a falta de alimentos desta cor pode provocar uma diminuição de glóbulos vermelhos, estes encontram-se em espinafres, alface, agriões, brócolos, kiwi.
Promove a tranquilidade e equilíbrio, é útil para acalmar os estados de espírito muito agitados.

Vermelho - Ricos em licopeno com uma forte acção antioxidante e protectora contra alguns tipos de tumores, estes encontram-se nos pimentos, melancia, morangos, maçãs e sobretudo no tomate.
Esta cor combate a tristeza e depressão.
Violeta - Contem substâncias antocianinas que lhes dá a sua característica de cor violeta, protectora contra as doenças coronárias e tumores. Melhora a capacidade visual e reforça os vasos sanguíneos. Efeitos desinfectantes no tracto urinário. Útil para a memória e processos de envelhecimento, encontram-se na beringela, couve lombarda, uvas pretas, mirtilo, amoras. Indicado para pessoas muito nervosas e que se cansam com frequência.
Laranja - Indica a presença da provitamina Existe em abundância nas laranjas, damascos, nêsperas, cenouras, pêssegos e ajuda a obter um bom bronzeado e protege do mau colesterol. Ajuda a melhorar os estados depressivos e dão ânimo à mente.
Evite esta cor se sofre de fome compulsiva.

Branco - Contém substâncias sulfuradas que possuem propriedades antibióticas e antioxidantes. Aumentam o colesterol bom e melhoram a circulação; encontram-se no alho e cebola.
São altamente depurativos.


ALIMENTOS COM PROPRIEDADES ANTICANCERÍGENAS
Está demonstrado que existem substâncias que causam o cancro. O contacto ou inalação de determinados produtos químicos afecta as células ou pelo menos enfraquece-lhes as suas defesas. A dieta alimentar possui um papel muito importante no que se refere ao cancro. Quase 30% dos cancros resulta de uma má alimentação (por exemplo, está provado que a gordura favorece os cancros da mama, do útero, da próstata, do cólon e do recto). É por isso conveniente variar a alimentação e comer com moderação. Para além disso, existem diversos estudos que apontam para o facto de existirem alguns alimentos que ajudam a prevenir o cancro. Embora nem todos estejam comprovados cientificamente, vejam-se os seguintes exemplos:
Agrião - O agrião é um vegetal muito nutritivo e pouco calórico. Tem virtudes anti-cancerígenas e previne sobretudo os cancros da bexiga, esófago, estômago, intestino, laringe, próstata, pulmão e útero.
Aloé Vera - O Aloé Vera é uma das melhores plantas medicinais. A folha desta planta permite uma óptima cicatrização de diversos problemas de pele como o cancro da pele, lesões e queimaduras. Investigações com células sanguíneas humanas in vitro evidenciaram que esta planta estimula a libertação dos factores cancerígenos das necroses e produz outras actividades anti-cancerígenas.
Ananás - Cientistas australianos anunciaram a descoberta de um poderoso agente anti-cancerígeno nas moléculas do ananás. Uma das moléculas (CCZ) estimula o nosso sistema imunitário a eliminar as células cancerosas, enquanto que a outra (CCS) bloqueia uma proteína (RAS) que é deliberante em 30% de todos os tipos de cancro. Em conjunto, bloqueiam o crescimento de uma série de tumores, entre os quais os da mama, pulmão, cólon, ovário e melanoma.
Cacau - Um estudo divulgado em Londres, resultante de uma investigação liderada por Norman Hollenberg, professor da Faculdade de Medicina da Harvard University, revelou que um composto do cacau natural, muito consumido pelos índios Kuna, do Panamá, é eficaz na prevenção do cancro e de outras doenças mortais comuns: AVC, enfarte do Miocárdio e Diabetes.
Espinafres - As folhas dos espinafres contêm nutrientes importantes, antioxidantes e biflavonóides que ajudam a bloquear as substâncias desencadeadoras do cancro. Por exemplo, é rico em carotenóides, entre os quais está o beta-caroteno, fonte de vitamina A da planta, e a luteína. Ambos parecem ajudar a prevenir o cancro do pulmão e da próstata.
Kiwi - Investigadores da Nova Zelândia e da Itália afirmam ter descoberto que uma nova variedade de kiwis de polpa vermelha contém um poderoso antioxidante (antocianina) que protege o organismo contra o cancro e contra doenças cardíacas. Dado os seus benefícios medicinais, vale a pena consumi-lo.
Laranja - A laranja, rica em vitamina C, reduz o risco de certos tipos de cancro. No entanto, não devem ser consumidas à noite pois podem causar efeitos secundários, tais como, atrasar a digestão e provocar insónias.
Piripiri - Investigadores do Instituto de Oncologia do Hospital Cedars-Sinai e da Universidade da Califórnia em Los Angeles descobriram uma nova arma de defesa contra o cancro - o "piripiri". A capsaicina (o alcalóide existente no piripiri) provoca a destruição de aproximadamente 80% das células cancerosas da próstata. Segundo um dos autores do estudo, Soeren Lehmann, "a capsaicina tem um efeito anti-proliferante profundo nas culturas das células humanas de cancro da próstata". Estes estudo foi publicado na revista "Cancer Research".
Salsa - A salsa é muito rica em próvitamina A e vitamina C, sendo, por isso, um anti-cancerígeno importante. No entanto, não deve ser consumida em excesso pois pode provocar efeitos secundários tais como excitação, irritação do estômago e diminuição brusca da tensão arterial.
Tomate - Homens que consomem alimentos com tomates cozidos tendem a apresentar índices inferiores de cancro da próstata. Para além disso, um estudo divulgado durante o encontro da “Associação Americana para Pesquisa do Cancro” revelou que doses diárias de licopeno - um antioxidante que faz com que os tomates amadureçam e se tornem mais vermelhos - podem não apenas prevenir o cancro da próstata, mas também diminuir o tamanho dos tumores já existentes. Homens que ingeriram 30 mg do suplemento (quantidade encontrada em cerca de 1,5 kg de tomates) apresentaram níveis mais baixos do antigénio prostático específico - uma substância que indica o crescimento celular - e tumores menores.
Brócolos, Couve-Flor e Repolho - Os brócolos, a couve-flor e o repolho destacam-se na prevenção do cancro da bexiga. Segundo um relatório publicado na revista do National Cancer Institute (Instituto Nacional do Cancro), num grupo de 48 mil homens voluntários, apenas os que consumiram brócolos e hortaliças da mesma família apresentaram menor risco de cancro da bexiga. Esse tipo de verdura elimina organismos presentes no sistema digestivo que poderiam desencadear o aparecimento de tumores na bexiga.
Frutos silvestres - Um estudo recente afirma que os morangos, amoras silvestres, framboesas e mirtilos inibem o crescimento do cancro e estimulam a apoptose de células cancerígenas.
Nota: Certos alimentos reduzem o risco de cancro mas podem ser prejudiciais em outros aspectos. Desta forma, procure descobrir mais sobre os produtos referidos e procure pedir a opinião de peritos na matéria

Fonte: [Alimentos que podem salvar vidas - Mulher da classe] - Net (adaptado)

Sem comentários: