quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Cântico Negro

“ Vem por aqui”- dizem-me alguns com olhos doces,
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem :”vem por aqui”!
Eu olho-o com olhos lassos.
(...)
Não não vou por aí ! Só vou por onde me levam os meus próprios passos .
Se ao que busco saber nenhum de vós responde ,
Porque que me repetis: “ vem por aqui”?
Prefiro escorregar nos becos lamacentos ,
Redemoinhar aos ventos,
Como Farrapos , arrastar os pés sangrentos ,
A ir por aí...
(...)
Ah, Que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga “vem por aqui”!
A minha vida é um vendaval que se soltou .
É uma onda que se levantou .
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou
Não sei por onde vou
- sei que não vou por aí.”
---------------------------------------------
José Régio

Sem comentários: