sábado, 28 de julho de 2012

TERRA, sempre BELA

NASA revela as cinco melhores fotos da "Terra como obra de arte"

A Nasa colocou a votação mais de 120 imagens da sua coleção "A Terra como uma Obra de Arte", captadas pelos satélites Landsat ao longo de 40 anos, pedindo aos visitantes do seu site para eleger as cinco melhores.

O resultado foram mais de 14 mil votos e a escolha das melhores, de acordo com o público, está agora disponível no site desta agência norte-americana e também no TeK, que partilha a beleza do nosso Planeta visto do espaço…

5º lugar - Lake Eyre
Registada em 5/8/2006 pelo satélite Landsat 5

Lake Eyre
A cara assustadora nesta imagem corresponde, na realidade, a zonas inundadas e bancos de areia do Lago Eyre, no deserto ao norte da Austrália do Sul. Trata-se de uma característica efémera desta paisagem plana e árida, já que o Lago Eyre é o maior da Austrália quando está cheio. Entretanto, nos últimos 150 anos, isso apenas aconteceu três vezes.

4º Lugar - Argélia abstrata
Registada em 8/4/1985 pelo satélite Landsat 5

Argélia abstrata
O que parecem ser pálidas linhas de tinta amarela a cortar um mosaico de cores em manchas escuras, são cumes de areia que formam as dunas de Iguidi, uma área em constante movimento da Argélia para a Mauritânia, no noroeste de África.

As dunas do Iguido faze parte das muitas dunas do Saara, ou oceanos de areia, cuja altura e o cumprimento individuais podem ultrapassar os 500 metros.

3º lugar - Sinuoso Mississipi
Captada em 25/5/2003 pelo satélite Landsat 7

Sinuoso Mississipi
Pequenas formas retangulares compostas por cidades, plantações e pastos cercam os graciosos contornos do Rio Mississippi, o maior sistema fluvial da América do Norte. Incontáveis lagos e afluentes acompanham o sinuoso rio até ao sul de Memphis - no estado do Tenessee - na fronteira entre o Arkansas e Mississippi.

2º lugar - Delta Yukon
Captada em 22/9/2002 pelo satélite Landsat 7

Delta Yukon
Inúmeros lagos - grande e pequenos- e lagoas estão dispersos ao longo desta cena do Delta Yukon, no sudoeste do Alaska. Trata-se de um dos maiores deltas fluviais do mundo, protegido como parte do Yukon Delta National Wildlife Refuge, onde as águas sinuosas do rio parecem vasos sanguíneos, ramificando-se dentro de um órgão.

1º Lugar - Van Gogh do espaço
Captada a 13/7/2005 pelo satélite Landsat 7

Van Gogh do espaço
Ao estilo do quadro de Van Gogh - "A Noite Estrelada, - aglomerados massivos de fitoplânctons esverdeados nadam em espiral nas águas escuras ao redor de Gotland, uma ilha sueca no Mar Báltico. Estas explosões demográficas, ou "flores" de fitoplancton, como a que vemos aqui, ocorrem quando as correntes profundas trazem os nutrientes até à superfície iluminada pelo Sol, fomentando o crescimento e a reprodução dessas pequenas plantas.

Crédito das imagens: NASA's Goddard Space Flight Center/USGS
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

1 comentário:

Anónimo disse...

Admirável!!!!!!!