sexta-feira, 23 de outubro de 2009

120 anos da Torre Eiffel

"Cidade da luz" celebra aniversário do ícone de França

Paris celebra 120 anos da Torre Eiffel

Construída para a Exposição Universal de 1889, a Torre Eiffel começou a ser erguida dois anos antes, pela equipa do então notável engenheiro Gustave Eiffel. França vivia, um século depois da Revolução Francesa, a "era de ouro" nos campos científico, cultural e artístico. Era a "era" de Freud, Zola, Júlio Verne e Rodin.

A pensar na Exposição Universal de 1889, o Journal Officiel abriu um concurso para "estudar a possibilidade de erguer uma torre de ferro no Champ-de-Mars". A estrutura teria uma base quadrada com 125 metros de cada lado e 300 metros de altura.

Acabaria por vencer o projecto do prestigiado engenheiro Gustave Eiffel, notável construtor de pontes e mestre nas construções metálicas, e da sua equipa - Maurice Koechlin, Emile Nouguier e Stephen Sauvestre -, de entre um total de 107 candidaturas.

Os trabalhos começaram em 1887, mas só em Março de 1889 a obra ficou concluída. Na inauguração, o próprio Eiffel escalou os 1,710 degraus da torre para cravar a bandeira francesa no topo.

Com 317 metros de altura, a Torre Eiffel era, então, o edifício mais alto do Mundo. Em 1929, foi porém destronada pelos 319 metros do Chrysler Building, em Nova Iorque.

A torre tinha sido inicialmente pensada para durar 20 anos, período após o qual seria destruída. A perseverança de Eiffel conseguiu, no entanto, evitar a morte da estrutura. Eiffel invocou os seus potenciais usos: na meteorologia, na observação astronómica, experimentação na Fìsica, como posto de observação estratégica, e até como base para estudos sobre ventos e electricidade.

"Será um observatório e um laboratório como a CIência nunca teve à sua disposição. É por isso que, desde o Dia1, todos os nossos cientistas me encorajaram com tamanho sentimento de camaradagem".
Gustave Eiffel

A partir de 1889, a estrutura acabaria, na realidade, por ser usada como laboratório de experiências científicas. Barómetros, condutores de electricidade e instrumentos de medição de vento foram instalados. O próprio Eiffel construiu o seu gabinete no terceiro andar, para observações astronómicas.

Ao longos dos anos, a estrutura de Eiffel conquistou o estatuto de ícone, como um dos mais proeminentes símbolos de Paris e de França. Cenário de incontáveis obras literárias e cinematográficas, é visitada anualmente por cerca de 7 milhões de pessoas.
----------------------------------------------------------------------------
Créditos: Sic Noticias Online - Catarina van der Kellen / Jornalista

Sem comentários: