quarta-feira, 3 de junho de 2009

Hominídeo na Península Ibérica



Descoberta nova espécie de Hominídeo na Península Ibérica

Os restos fósseis foram encontrados na região de L´Anoia, na Catalunha, e a sua morfologia sugere que os hominídeos se originaram na área mediterrânica dispersando mais tarde para outras zonas.
O achado - restos fósseis de uma face com mandíbula – que ocorreu em 2004, é da responsabilidade de uma equipa do Institut Català de Paleontología (ICP-UAB) e foi publicado esta semana na prestigiosa revista Proceedings of the National Academy of Sciences, tendo-lhe sido atribuído o nome de Anoiapithecus brevirostris, em alusão à localização geográfica onde se produziu.
A espécie será um antecessor dos primatas actuais que terá habitado na Península Ibérica há cerca de 11,9 milhões de ano. Aparentemente, o primata teria uma morfologia facial muito moderna exibindo uma cara razoavelmente plana, descoberta que se reveste de especial importância uma vez que apoia a hipótese de que os membros da família Keniapitecinae, de origem africana são um grupo “irmão” dos hominídeos actuais tendo sido a área mediterrânica o “berço” desta família.
Créditos: Sapo/Naturlink - Filipa Alves (03-06-09)
(Fonte: Europa Press)

Sem comentários: