PROT do Oeste e Vale Tejo - aprovado em conselho de ministros sob críticas dos autarcas
Torres Vedras, Lisboa, 25 JUN (Lusa)- O Governo aprovou hoje em conselho de ministros o Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo (PROT-OVT), apesar das críticas dos autarcas às limitações impostas à construção fora das áreas urbanas.
O documento define que a construção fora das áreas urbanas vai ser restringida e só será possível em terrenos com pelo menos uma área de quatro hectares, (40.000 m2) estabelecendo pela primeira vez uma norma transversal aos 33 concelhos abrangidos pelo plano.
"São normas rígidas demais", reagiu à agência Lusa o presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Corvelo de Sousa, segundo o qual as novas normas impostas pelo PROT-OVT sobre os planos municipais "não vêm dar saídas a quem queira construir".
Créditos: Agência Lusa/Net
___________________________________________
E é mesmo assim que NÂO deve ser.
Quem tem 4 ha de terreno?
Os donos das quintas e herdades, certamente.. que por acaso também tem casas e apartamentos em todo o lado.
E que herdou dos pais ou avós pequenas parcelas e vê nelas a única oportunidade de construir uma habitação, não se desaraizando nem da familia nem do local onde nasceu??
Seremos todos obrigados a habitar na urbe, a andarmos tristes e cansados, a respirar smog e a nem conhecer o vizinho do lado?? Terei eu que ser carrasco dos meus filhos e obriga-los a abandonar a aldeia só porque não existem propriedades com 40.000 m2???? Retiro-lhe o ar saudável, o silêncio da noite, o cheiro da terra, o espaço para correr e sorrir??
Mais uma vez promove-se a desertificação, a litoralidade e a ideia que "gente" é aquele que habita num 4º esquerdo ou 12º direito. O resto, são uma cambada de selvagens....
O povo português não é todo administrador da Galp ou da PT, nem tão pouco banqueiro ou menino do papá a quem tudo é dado.. se for necessário, adquirem-se 40 ha e não 4 ha... Dinheiro não é problema. Eles irão construir onde bem querem e sózinhos, sem vizinhos selvagens... pois estes foram metidos em autocarros e levados para a cidade para se tornarem gente...
Será que quem decide estas coisas nunca ouviu falar que se deve pensar antes de fazer barbaridades??? Certamente tem um gabinete bem grande, motorista à porta e sabe que existe crise pois disseram-lhe numa partida de golfe...
E os outros??
O português comum que luta todo o dia pela sobrevivência??
Aquele que é obrigado a pensar quanto ganha e quanto pode gastar??
Á cerca de 30 anos, as Forças Armadas fizeram uma revolução... Parece que hoje é preciso fazer uma outra revolução para aparecer quem defenda novamente o cidadão..!!
Espero sinceramente que lá para Dezembro, o Pai Natal se lembre de oferecer quintas e herdades bem grandes a todos os portugueses do Oeste e Vale Tejo.
------------
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário